Bordado filé: moda e decoração

10 de setembro de 2021

Antes de tudo, o bordado filé é uma técnica de bordado de origem europeia que chegou com a colonização ao Brasil, onde se estabeleceu nas comunidades de pesca de Alagoas. 

Assim, o filé alagoano se formou ao longo da história até se desenvolver como ela é hoje, firmando-se como referência na cidade em que cresceu, Maceió.

Dessa forma, todo o charme e estilo inconfundíveis de um trabalho artesanal minucioso e único vem conquistando o seu espaço nacionalmente.

Você vê o resultado em peças para casa, vestuário e acessórios, com uma infinidade de pontos numa rede com malha de espaçamento pequeno, qualidades nem sempre percebidas aos olhos dos mais desatentos que, às vezes, adquirem um bordado de baixa qualidade.

Reconhecida como um bordado rico, a técnica é feita à mão e permite o uso de uma infinidade de gravuras e cores, usando o entrelace dos fios sobre o tear. 

Em seguida, a inspiração do nordeste do país chegou a Campo Grande, trazida pela C4 Bordados, um grupo de artesãs que desenvolvem esse trabalho e que trouxeram a ideia das linhas entrelaçadas de Alagoas para o mercado da moda local. 

vestido azul com bordado filé

E a novidade tem agradado. 

A pluralidade de elementos que compõem uma peça de bordado de filé nunca antes foi explorada na nossa região.

Agora, ela enche os olhos de quem a conhece.

Pois você se depara com a transformação de uma simples matéria-prima em uma obra de arte, 100% manual, um trabalho sustentável e criativo. 

Consequentemente, seja florido ou discreto, o bordado de filé é tendência de um consumo consciente, artesanal e exclusivo. 

Dessa maneira, é a moda fazendo um convite à simplicidade e à riqueza cultural, com conforto e um pouco de mimo.

No nosso Instagram, você pode ver diariamente nossas produções. Segue lá 😉 


Deixe um comentário